Condução defensiva: Conheça as melhores dicas com a Enterprise

Para muitos, conduzir é um prazer único e vai muito além da necessidade de conduzir todos os dias. Mas como conciliar este gosto com uma dose extra de segurança? Através da aplicação de várias técnicas de condução defensiva.
 

Conduzir bem não basta para garantir que as suas viagens são mais seguras no momento de explorar Portugal. Existem outros fatores a levar em consideração, tais como os outros condutores, as condições das vias e até as condições climatéricas. E são várias as técnicas que o podem auxiliar a tornar-se num condutor excecional.

 

A condução também passa por treino constante, tal como acontece com os pilotos de competição. E uma atitude preventiva, aliada a uma condução excelente, é garantia quase absoluta de que chegamos sempre ao nosso destino em segurança.

mulher a conduzir um carro

O que é uma condução defensiva?

 

Uma condução defensiva, tal como o nome indica, prende-se com um tipo de condução preventiva, que tem como objetivo principal evitar que ocorram acidentes, antecipando possíveis condições adversas que prejudiquem a condução. Isto tanto se pode referir a peões, a outros condutores ou às condições atmosféricas.

 

A sua prática desempenha um papel fundamental para garantirmos que a estrada se mantém segura e pressupõe que coloquemos o bem-estar comum à frente da nossa vontade ou necessidades individuais. São várias as técnicas de condução defensiva que podem ser praticadas, no entanto existem seis que se destacam das demais.

homem no trânsito

1# Uma posição correta no habitáculo

 

São muitos os ensinamentos que nos passam sobre este tópico nas aulas de condução, mas a verdade é que rapidamente nos desabituamos à maioria deles. Fatores como ajustar corretamente o banco à nossa altura, confirmar se os espelhos retrovisores estão posicionados de modo a garantirmos uma visibilidade total, a colocação do cinto de segurança, o corpo encostado ao banco e o encosto da cabeça à altura dos olhos, são os primeiros passos para uma condução defensiva.

 

2# Usar corretamente a sinalização

 

Quantas vezes é que um pisca bem sinalizado poderia ter evitado um acidente? Seja para ultrapassar outro automóvel, para sinalizar uma mudança de direção, para indicar que pretende estacionar ou que vai parar, a utilização correta das luzes de estrada fazem parte de uma condução defensiva. Apesar da sua utilização ser obrigatória, ainda existem muitos condutores a arriscar.

 

3# Manter a distância de segurança

 

Apesar dos ensinamentos em relação à distância de segurança, quantas vezes é que conduz a pelo menos 1,5 metros de distância do carro da frente? Garantir esta distância de prevenção é uma das técnicas de condução defensiva mais importante. Permite-nos que, no caso de uma travagem repentina do carro da frente, por exemplo, consigamos travar a tempo de evitar um embate. 

homem a ajustar o retrovisor do carro

4# Utilizar sempre os espelhos retrovisores

 

Antes de mudar de direção, de ultrapassar ou de qualquer outra manobra, confirme sempre pelos espelhos retrovisores se algum outro veículo se aproxima de si. Estes acessórios são um bom aliado para a prática de uma condução defensiva, já que permitem uma visão ampla em relação ao que se passa nas laterais do seu automóvel. 

 

5# Evite a utilização de outros aparelhos eletrónicos

 

A utilização de dispositivos móveis, como telemóvel, durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ocorrer um acidente. Sabia que a 50 km/h, 3 meros segundos a olhar para o telemóvel equivale a conduzir durante 42 metros de olhos vendados? Mas há mais: a utilização do telemóvel, enquanto conduz, corresponde ao mesmo tempo de reação como se estivesse sob efeito de uma taxa de álcool de 0,8 g/l no sangue.

 

6# Adaptar a sua condução às condições meteorológicas

 

As condições meteorológicas adversas, características dos meses mais frios do ano, representam um fator de risco para as viagens. Uma condução defensiva, com atenção redobrada nestes períodos, é aconselhada já que a chuva intensa, o gelo ou o nevoeiro diminuem consideravelmente a nossa visibilidade e a perda de aderência. Por isso, adapte sempre a sua condução ao estado do piso e às condições de visibilidade.

Pratique uma condução defensiva com a Enterprise

 

Agora que já conhece algumas das principais técnicas de condução defensiva, nada como começar a planear a sua viagem low cost em Portugal ou as suas road trips em Portugal para os próximos meses. Porque uma condução preventiva dá-lhe a segurança e a confiança ideais para explorar o nosso país sem receio das estradas, sempre com a ajuda de um aluguer de carros da Enterprise.

Vai Visitar Óbidos? Saiba O Que Não Pode Perder!

Escondido no centro de Portugal está um tesouro que remonta aos tempos medievais e nos faz viajar no tempo. Falamos de Óbidos, uma pitoresca vila, rodeada de muralhas, que todos os anos atrai milhares de visitantes que procuram descobrir um pouco mais sobre o passado de Portugal, enquanto apreciam as paisagens envolventes desta região tão rica. Se vai visitar Óbidos, leia o nosso artigo e descubra tudo aquilo que não pode perder!

Conheça as Melhores Praias de Portugal

Com metade do seu território banhado por mar, Portugal é o destino ideal para quem procura praia, sol e temperaturas amenas na maioria do ano. A beleza incontornável da “praia Lusitana” leva várias entidades internacionais a nomearem algumas praias portuguesas como algumas das mais belas do mundo. No entanto, a grande quantidade de areais existentes em território lusitano torna a tarefa de nomear as melhores praias de Portugal ainda mais complicada.

Turismo Rural em Portugal: os melhores locais para visitar

Quando pensamos em férias em Portugal, o nosso pensamento é automaticamente transportado para as praias e zonas de litoral. Apesar de estas serem as zonas preferidas para férias, Portugal tem muito mais para explorar. O interior do nosso país está cheio de recantos naturais prontos a serem descobertos e que lhe vão garantir aventuras e experiências únicas.