Visitar os Açores: qual é a melhor altura e por qual ilha começar
Os Açores são um paraíso verde localizado em pleno Oceano Atlântico e que fazem as delícias de todos os que gostam de férias em Natureza. E por aqui, a Natureza está quase no seu estado mais puro. Por isso, há muito que visitar os Açores passou a ser um “must” entre os vários destinos na Europa.
O Arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas, que estão divididas por três grupos de ilhas: o grupo ocidental é constituídos pelo Corvo e Flores, o grupo central pelas ilhas Graciosa, Pico, Terceira, Faial e São Jorge, e por último, o grupo oriental constituído por São Miguel e Santa Maria.
Por ser um destino muito procurado pela sua Natureza, é ideal para os turistas que adoram fazer caminhadas, com inúmeros trilhos à espera de serem descobertos, mas também desportos náuticos e observação de baleias. Ficou curioso? Então conheça quando e os melhores locais a visitar nos Açores.
Qual a melhor altura do ano para visitar os Açores?
Pode colocar nos planos visitar os Açores em qualquer altura do ano. Este é um destino que muda conforme a estação do ano, pelo que poderá sempre contar com surpresas oferecidas pela natureza e não só, seja no verão como no inverno.
É claro que no verão sabe que terá sempre dias excelentes para explorar as ilhas e fazer os inúmeros trilhos que as recortam. Além disso, as praias de areia negra são um dos grandes atrativos para as alturas de calor.
No entanto, tal como acontece com os destinos mais procurados, se quiser visitar os Açores na época baixa, ou seja, no inverno, poderá sair a ganhar de outras formas. Como são meses de pouca procura, terá automaticamente menos turistas, mas o tempo no arquipélago também poderá colaborar consigo. Por aqui, as temperaturas são mais amenas durante todo o ano do que no continente. Além disso, a época baixa é sinónimo de voos mais baratos e bem mais económico o alojamento também.
Quais os locais imperdíveis ao visitar os Açores?
Uma das principais dificuldades que vai sentir a partir do momento que decidir visitar os Açores é: “por onde começar?” Nove ilhas, centenas de oportunidades. Pelo que decidimos compilar o melhor que cada uma das suas ilhas lhe reserva.
O que fazer em São Miguel
São Miguel é a maior ilha do arquipélago, pelo que se for a escolhida para visitar os Açores, deverá reservar alguns dias para o fazer. Entre miradouros, lagoas, trilhos, bosques e até uma gastronomia única, prometemos que nada lhe faltará para ocupar as suas horas livres.
Visite a Lagoa das Sete Cidades, a cidade de Ponta Delgada, o Miradouro Pico do Carvão e o Aqueduto do Carvão. A Ilha de São Miguel é sinónimo de lagoas vulcânicas e a visita às mesmas não poderá falhar no seu percurso.
Visite a Lagoa das Empanadas através de um dos muitos caminhos preparados para trekking, com acesso ao Miradouro do Pico do Paúl e à Lagoa das Éguas. Claro que não pode faltar a subida ao Miradouro da Boca do Inferno, possivelmente o mais conhecido, com uma vista deslumbrante para a Lagoa das Sete Cidades.
O que fazer na Ilha das Flores
Se a Ilha das Flores tivesse uma cor, era certamente o verde. Com inúmeras cascatas e jardins, são vários os trilhos que terá à sua disposição, bem como piscinas naturais para dar um mergulho nesta aventura que é visitar os Açores.
Na sua passagem pelas flores, visite a Fajã Grande, as piscinas naturais de Santa Cruz das Flores e as lagoas da Reserva Florestal Natural do Morro Alto e Pico da Sé. Pode ainda descobrir o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, o Poço do Bacalhau e sete lagoas que estão distribuídas um pouco por toda a ilha. Visite ainda o Miradouros das Lagoas Rasa e Funda, bem como a Rocha dos Bordões.
O areal é extenso e largo, ideal para as famílias garantirem maior segurança dos mais novos. Pode ainda visitar ali ao lado a praia da Barra e conhecer o bonito farol.
O que fazer na Ilha do Corvo
A ilha vizinha da ilha das Flores é uma das mais pequenas, no entanto uma das mais hospitaleiras para visitar os Açores! Por aqui pode visitar o Caldeirão e percorrer o seu trilho, bem como espreitar a Vila do Corvo e usufruir de uma bonita vista para o porto.
Esta é a ilha perfeita para quem quer realmente descansar. A pacatez da ilha é facilmente ultrapassada pela simpatia das pessoas, que nos fazem sentir automaticamente em casa. Pode conhecer os moinhos de vento, visitar a Casa do Tempo e o Centro de Interpretação de Aves Selvagens. E se gosta de caminhadas, avançar para o próximo trilho chamado “Cara do Índio”.
Para visitar esta praia pode usar o mítico ascensor da Nazaré e apreciar as vistas na subida. No entanto, se estiver a viajar com um carro alugado, a viagem até à Praia do Norte fica ainda mais facilitada, sendo apenas de alguns minutos. Não deixe de conhecer as simpáticas nazarenas, com os seus trajes típicos, que se sentam perto da praia a oferecer inúmeros serviços, como alojamento, doces ou restauração.
O que fazer na Ilha de São Jorge
Conhecida como a Ilha das Fajãs, mas também bem recortada por arribas e falésias, é a ilha certa para quem procura umas férias em contacto com a natureza e o mar. Urzelina é a primeira povoação que estará à espera de ser descoberta por si e do outro lado da ilha terá a vila de Velas, onde poderá explorar bem perto o Parque Florestal das Sete Fontes.
A Vigia da Baleia, na Ponta dos Rosais, é um dos locais que deve incluir no seu percurso quando decidir visitar os Açores, e apreciar uma bonita vista. Na Ilha de São Jorge poderá sempre optar por um passeio de barco junto à costa, mas inúmeras Fajãs vão estar à sua espera em terra. Por exemplo, a Fajã das Almas, sítio perfeito para se deliciar com o doce tradicional da ilha e não muito longe terá a Fábrica da Indústria Conserveira de Santa Catarina.
A apenas 2km da praia, também é possível visitar algumas grutas e ravinas. A melhor parte é que fica a apenas uma hora do nosso roteiro por Lisboa, sendo possível alugar um carro e fazer uma visita de um dia, para quem vive na capital.
O que fazer na Ilha de Santa Maria
A também chamada Ilha do Sol, a Ilha de Santa Maria é uma ótima opção para quem quer visitar os Açores, ficando a apenas 80 quilómetros de distância da Ilha de São Miguel. A maior povoação desta pequena ilha é a Vila do Porto e para além de merecer uma visita, poderá descobrir aqui informações úteis de como chegar ao Pico Alto, o ponto mais elevado da ilha.
Esta foi a primeira ilha a ser descoberta pelos portugueses e a primeira a ser povoada, o que lhe dá um significado ainda mais especial. Pode fazer o trilho da Costa Sul, visitar a aldeia dos Anjos, e visitar a estátua de Cristóvão Colombo. Sabia que esta ilha tem um pequeno deserto, conhecido por “Deserto Vermelho”? É o Barreiro da Faneca. Visite ainda a Baía de São Lourenço.
O que fazer na Ilha do Pico
O Pico é das mais belas ilhas do arquipélago e uma das principais que nos leva a visitar os Açores.
Aqui persiste a mais alta montanha de Portugal, de onde poderá assistir a um belíssimo nascer do sol e pernoitar no Piquinho. A paisagem é maioritariamente de pasto, que contrasta com os vestígios negros vulcânicos e fazem destes locais “Património da Humanidade da UNESCO”, desde 2004.
Esta ilha é perfeita para um passeio de barco na esperança de se verem as baleias que passam perto da costa e também por isso é aqui que encontra o Museu dos Baleeiros. Visite ainda a Gruta das Torres, as Furnas de Frei Matias, da Silveira e dos Montanheiros. Também por aqui há lagoas, como a do Capitão, Caiado e do Paul.
O que fazer na Ilha do Faial
A ilha do Faial é deslumbrante, mesmo que seja das mais pequenas. A sua montanha mais alta chama-se Cabeço Gordo e está coberta pelas conhecidas hortências, uma planta que dá cor a todas as ilhas dos Açores e existe a possibilidade de visitar a cratera da montanha. A cidade da Horta vale a paragem prolongada. Aqui pode encontrar a Ponta da Espalamaca e o Monte da Guia, onde existem miradouros.
Não se pode falar da Ilha do Faial sem falarmos do Vulcão dos Capelinhos, onde se encontra o Centro de Interpretação e um farol ao qual pode subir.
O que fazer na Ilha Terceira
É conhecida por ilha festiva, devido ao calendário bem recheado de celebrações religiosas e tradicionais. A ilha Terceira oferece-lhe um vasto número de miradouros, com vistas deslumbrantes. Visite o Alto da Memória ou o Monte Brasil. Daí poderá notar a bonita cidade de Angra do Heroísmo, um “must” ao visitar os Açores, com uma arquitetura única, que pode ser vista no Palácio dos Capitães-Generais, nos Paços do Concelho, no Palácio Bettencourt ou no Museu de Angra.
Faça um passeio de carro até à Praia da Vitória, pela Baía da Salga, com praias de areia negra, e até à zona do Vinho Verdelho, em Biscoitos. Aqui não só encontra o Museu do Vinho, mas também umas belas piscinas naturais.
O que fazer na Ilha Graciosa
A Ilha Graciosa foi classificada pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera, sendo conhecida por Ilha Branca. Com as suas casas típicas, quase sempre de cor branca, guiam-nos por ruas limpas e de pedra. Em Santa Cruz da Graciosa, visite o Museu Etnográfico, que conta um pouco da história da ilha.
Ao visitar os Açores, não deve deixar as ilhas mais pequenas de fora, porque realmente o vão surpreender. No Monte Nossa Senhora da Ajuda terá uma bonita vista panorâmica sobre Santa Cruz e várias ermidas para visitar. Outro apontamento desta ilha, são os moinhos de vento de telhado vermelho.
Visitar os Açores é com a Enterprise
Há muito a explorar pelos Açores e nada como o fazer de carro. Aproveite o Passaporte Enterprise, onde encontrará várias dicas para as suas viagens. Escolha o seu roteiro e pelo caminho sabe que vamos estar sempre lá para o guiar. Conheça o aluguer de carros que lhe permite, em diversos pontos de Portugal, mas também da Europa, partir à aventura.
Vai Visitar Óbidos? Saiba O Que Não Pode Perder!
Escondido no centro de Portugal está um tesouro que remonta aos tempos medievais e nos faz viajar no tempo. Falamos de Óbidos, uma pitoresca vila, rodeada de muralhas, que todos os anos atrai milhares de visitantes que procuram descobrir um pouco mais sobre o passado de Portugal, enquanto apreciam as paisagens envolventes desta região tão rica. Se vai visitar Óbidos, leia o nosso artigo e descubra tudo aquilo que não pode perder!
Conheça as Melhores Praias de Portugal
Com metade do seu território banhado por mar, Portugal é o destino ideal para quem procura praia, sol e temperaturas amenas na maioria do ano. A beleza incontornável da “praia Lusitana” leva várias entidades internacionais a nomearem algumas praias portuguesas como algumas das mais belas do mundo. No entanto, a grande quantidade de areais existentes em território lusitano torna a tarefa de nomear as melhores praias de Portugal ainda mais complicada.
Turismo Rural em Portugal: os melhores locais para visitar
Quando pensamos em férias em Portugal, o nosso pensamento é automaticamente transportado para as praias e zonas de litoral. Apesar de estas serem as zonas preferidas para férias, Portugal tem muito mais para explorar. O interior do nosso país está cheio de recantos naturais prontos a serem descobertos e que lhe vão garantir aventuras e experiências únicas.